terça-feira, 10 de agosto de 2010

DEBATES E SABATINAS.

Dizem que a propaganda política veiculada nos meios de comunicação é muito importante para os eleitores, pois é quando entramos em contato com as propostas públicas de cada candidato, e assim, podemos avaliar as “melhores” opções. No entanto, parecemos esquecer que por trás de todo aquele discurso, quando não decorado é lido, há várias cabeças de assessores políticos pensando qual é a melhor maneira de atrair, persuadir o eleitorado sobre qual proposta é a melhor para o país, para a nação, enfim, para o povo. É claro, não seria diferente, não se governa sozinho, mas nesse discurso não estão implícitos os interesses do partido que muitas vezes rivalizam com o do candidato, não estão implícitos os jogos partidários, são discursos muito gerais que sempre podem ser usados como mecanismos causadores de afinidade para com o candidato.
            Por isso, a importância de debates e sabatinas, cujos quais sejam acessíveis ao grande público, mesmo que de antemão saibamos que os candidatos estejam preparados para tratar de todos os assuntos possíveis. O importante é que nesse tipo de exposição pública que se dá ao vivo, somos capazes de avaliar a espontaneidade, seriedade, respeito, criatividade, artificialidade, mecanicidade e etc, com que os candidatos tratam determinados assuntos. É ali que vemos os candidatos na sua, vamos dizer assim, humanidade, quase na sua verdade nua e crua sem aquela roupagem protetora do discurso gravado.
            Recentemente tivemos um debate televisionado onde pudemos ver e analisar como os candidatos se comportam, qual é a capacidade de reação argumentativa diante de questionamentos acerca dos seus projetos. Pois, em minha opinião, alguém que não se mostra capaz de discutir, defender, argumentar, deliberar suas ideias, como podemos acreditar que tal pessoa esteja pronta para defender ou representar os nossos interesses e necessidades?!
São exatamente nesses ambientes de debates e sabatinas, que temos a oportunidade de mostrar aos candidatos que estamos ligados aos problemas mais do que eles possam imaginar. Por essa razão, acho que devemos olhar os debates com um pouco mais de seriedade, uma vez que não temos o hábito de participar intensamente das questões políticas da nossa cidade ou Estado, muito menos do país.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Após longo tempo.

 
   Completa esse mês um ano sem postagens. A falta de tempo, aliada a alguns problemas pessoais fizeram com que o nosso trabalho fosse interrompido, mas daqui em diante retomaremos a todo o vapor as nossas atividades.
   Peço desculpa a todos.
   Muito obrigado pela compreensão!